O que significa um radical e a importância disso para o feminismo

por menstruakill

   Resolvi escrever esse texto porque eu fico simplesmente abismada com a facilidade com que as pessoas conseguem distorcer as palavras ou como as pessoas usam as palavras sem saberem ao menos o que as mesmas significam. Aqui, especialmente, quero falar sobre a tão usada palavra: RADICAL.

 

   Primeiramente, vamos para a matemática (sim, matemática):

 

 

   Vocês lembram desse símbolo? Muito provavelmente sim.

   A palavra radical vem do latim radix ou radicis (zoeira do destino?) e significa RAIZ.

   Com isso, concluímos que não podemos entender o que é um radical sem entender o que significa raiz, já que ambos os termos estão interligados.

   Raiz é um número elevado a certa potência.

   Quando sua professora ou professor de matemática te pedia para achar a RAIZ CÚBICA ou RAIZ QUADRADA de certo número, ela/e queria nada mais nada menos saber que número multiplicado por ele mesmo (duas, ou três vezes etc) dava tal número.

   Exemplo: A raiz quadrada (quadrado = 2, elevado a segunda potência) de 9 é 3 pois 3 x 3 = 9.

   Certo? Certo.

   Ou seja, radical é que aquele número do qual você quer extrair uma raiz. Radical, só pra retomar, se refere à raiz, e essa raiz é extraída de certo número com a ajuda do radical.

   Curiosamente, a radiciação (bem como a potenciação) fazem parte da Matemática Moderna. Fenômenos históricos/culturais/sociais influenciam as ditas ciências exatas também, bem como a mesma influencia outras áreas do conhecimento (mas não é hora de discutir sobre a Modernidade).

   Desculpe-me se você já sabe disso.
   Sei que pareço estar desviando do assunto mas vocês verão onde eu quero chegar.

   Vamos falar de plantinhas.

   

 

   Essa é uma imagem ilustrativa de uma árvore. Como você pode perceber as raízes estão embaixo do solo, ou seja, nós não podemos vê-las (apesar de que as vezes nós podemos ver as raízes das árvores). A raiz é a base da árvore. É o que a mantém viva e de pé. A raiz alimenta a árvore. Se você arranca uma árvore pela raiz, esse é seu fim. Caso você não arranque a árvore pela raiz muito provavelmente ela nascerá novamente.

   Faremos uma comparação com o feminismo radical (finalmente!).

   Chamamos o feminismo de radical de FEMINISMO RADICAL porque, justamente, ele pretende acabar com a opressão das mulheres pela sua raiz, o patriarcado. O feminismo radical vê o patriarcado como a raiz do problema. O feminismo radical quer arrancar esse mal pela raiz para que ele não volte a crescer e dar frutos e para que ele pare de se alimentar da opressão das mulheres para manter viva essa desgraça. O feminismo radical quer abolir, erradicar, acabar com uma estrutura social opressiva para as mulheres.

 

   O feminismo radical não está interessado em reformar essas raízes para que essa árvore danosa cresça de forma ‘’menos incômoda’’.

   NÃO!

   Nós queremos ver essas raízes mortas.

   Portanto, ser radical não tem ESSENCIALMENTE a ver com ser subversivo, mas se torna subversivo ser radical na sociedade em que vivemos. Num contexto (neo)liberal onde muito reformismo é pintado com cor de revolução.

   Nós repudiamos isso.

   É totalmente desonesto dizer que feministas radicais não são ‘radicais’ pois ‘excluem’ determinados grupos marginalizados de sua militância. Dizer, por exemplo, que não somos ‘’radicais de verdade’’, ‘’verdadeiramente subversivas’’ pois só lutamos pelas mulheres e estamos ‘’nem aí’’ para os homens operários (e se vocês soubessem a relação de uma coisa com a outra, não diriam isso). 

   PARE!

   

   Além de querer fazer do feminismo ‘’a grande mamãe acolhedora de todas as opressões’’, com essa afirmação, você distorce o real significado da palavra RADICAL.

 

   Ou nós, de uma vez por todas, passamos a procurar, analisar e combater as ESTRUTURAS sociais que nos mantém oprimidas ou jogamos fora todo o esforço das mulheres que há anos lutaram por nós.

 

   Ps.: Recomendo, de verdade, esses vídeos que explicam a diferença de RADICAL e LIBERAL (possui legendas em português que podem ser ativadas)
https://www.youtube.com/watch?v=YkXrS0NnQM0&list=PLE063C407E36E53DA

Anúncios